terça-feira, 5 de outubro de 2010

A CAPA DO NOVO LIVRO É REVELADA

www.franciscosalgueiro.blogspot.com

 Sentem-se confortavelmente e preparem-se para conhecer a capa do meu novo livro. Aqui está ela:




Legenda: Tirando a careca e o peso, eu sou o Hitchcock dos blogs. Esta primeira fotografia está aqui apenas para criar suspense.

Legenda: Aqui está ela de novo, mas apenas para comprovar que sei ler pensamentos. E neste momento os vossos dizem: "Outra vez?! Estás parvo?!"




Legenda: Agora sim, aqui está ela. O nova capa. Simples como um ovo. Suave como uma garça. Normal como... normal?! Mas não era suposto a capa ser diferente de tudo o que foi feito até hoje? Hmmm... sim de facto tinha dito isso. Vou tentar transformá-la. Capa, capinha, quando contar até 3 vais transformar-te... 1...2...3...





Legenda: Ooooops. A minha experiência em magia limita-se a um workshop na Casa Pia. Não era suposto ter aparecido de novo esta imagem de um papel vegetal laranja. Ou era? 1...2...3





 Legenda: Pasmem-se. Pasmem-se duas vezes. Aqui está ela.





 Legenda: Reparem como não é uma capa normal. É um Transformer sem motor.





Legenda: Ela movimenta-se com a ajuda das mãos (não há mãos na fotografia porque foram apagadas com Photoshop).






Legenda: Mas o que é isto?! Fotografias na parte de dentro? E o livro não é mais caro por causa disso? Sim, eu sei que nós é que devíamos ir para o Governo.





Legenda: E vem com papel vegetal laranja, que pode servir de leque, se abanado de um lado para o outro. É como um autocolante, sem ser colante.





 Legenda: Tira a mão daí!




Legenda: O que é isto? Um poster?




 Legenda: Não, é o verso de capa. Reparem como também se movimenta como se fosse a capota de um descapotável. É um movimento gracioso. Merecia estar no ballet da Gulbenkian. A minha fotografia está a preto e branco, mas é recente.






Legenda: Sim, lá dentro também há mais fotografias... mas não vou mostrar para dar algum suspense. Lá está, Hitchcock em versão Casa dos Segredos.





Legenda: E a arquitectura do livro? Já se debruçaram sobre ela? Tem assinatura do Calatrava. É inspirada na Ciudad de las Artes y las Ciencias, de Valência.







Legenda: Vista de perto nota-se como é bela, garbosa e tem o charme de um príncipe prussiano em noite de baile de solidariedade.






Legenda: Para além da beleza, com ela pode ser criada arte. Vê-se uma capa, através de outra capa. Tate Modern, aqui vamos nós.

 Legenda: Serve de binóculos e dá para se ver o céu de mais perto (candeeiro, nuvem e antena de telemóvel, caso existam)





 Legenda: E a natureza. É uma capa amiga da natureza.






Legenda: Apesar de estarmos a caminho do Inverno é uma capa boa para dias quentes, porque é dada a correntes de ar.





E assim chegou ao fim a visita guiada pela capa do novo livro. Obrigado a todas as pessoas da Oficina do Livro e da Leya, que contribuíram para que esta seja a melhor capa de qualquer livro que actualmente está à venda, especialmente à Maria Manuel Lacerda.

1 comentário:

Dora Lopes disse...

Mais uma vez: FANTÁSTICA capa!
A visita guidada fenomenal!
Parabéns bjs