quinta-feira, 28 de agosto de 2008

ESTOU VICIADO


Se têm lido o blog nos último dias sabem que estou na Serra da Estrela. Se não têm lido perderam os números premiados do Euromilhões desta noite, que eu dei, depois de ter feito uma sessão espírita com a Marilyn Monroe. Como? Porquê com a Marilyn? Não sei. Escorreguei, bati com a cabeça na parede, uma senhora de cabelo branco começou a falar comigo e imaginei que fosse a Marilyn. Mas de facto a última vez que fui ao oftalmologista ele disse que precisava de usar lentes.

De qualquer maneira pensava que passar uns dias na Serra da Estrela iria ser algo entre a paz de um Sanatório e o repouso de um Lar da Terceira Idade

Aqui o momento mais animado do dia é meter-me à frente de um semáforo e ficar a olhar à espera que passe verde-amarelo-vermelho. Sempre que isso acontece faço uma onda. Eu e mais dois gatos.

No entanto há net wi-fi em vários sítios e por isso consigo uploadar estes posts. Só que ontem descobrir o ciber café daqui. Ok. Não é café, é apenas ciber. Chama-se Espaço Internet Manteigas. E é onde estou neste momento. E cá dentro mais animado só mesmo se existisse um varão e uma stripper russa chamada Svetlana a dançar ao som do Pó de Arroz do Carlos Paião.

Olhando de fora parece uma casa dos Alpes onde a qualquer momento pode sair de cá de dentro um tirolês a cantar yodalehihu. Só que mal entro sinto que estou em Lisboa. Dezenas de computadores topo de gama, com Windows Vista e Rádio Radar para todos ouvirem.

Nos primeiros 10 segundos estas são as 3 primeiras reacções: 1) É à borla, não acredito. Viva Deus e Alá; 2) Isto é o Sasha Summer Sessions da Serra da Estrela; 3) Afinal não, é os Morangos com Açúcar versão montanha.

Quando aqui cheguei à Serra pensei que as pessoas se vestiam de serapilheira e andavam todas de cajado. Mas não. Aqui dentro no Espaço Internet é o local mais concorrido num raio de 50 quilómetros, e eles e elas estão vestidos para engatar. À minha volta, parece que estou num episódio dos Morangos:

- Olha esta gaja, é buéd boa – diz o rapaz que está ao meu lado para o amigo – enquanto vêem um mail.
- Iueduefdjmeijhfpiew – conversa indecifrável de dois filhos de emigrantes portugueses em França, enquanto vêem o Facebook. Não consigo perceber nada, porque falam baixo, conseguindo apenas ouvir bzbzbzbzbz
- Pssssst... psssst – diz um miúdo lá do fundo para chamar a atenção de outro.
- Olha já te disse que não quero barulho – diz o responsável do Espaço Interent ao miúdo que está a dizer pssst. – E vocês não podem estar a ver essas fotografias, já vos tinha dito.
- Foda-se. Perdi – grita um miúdo que está jogar on-line.
- Ahahahaha – ri-se o amigo que está ao seu lado.
- Olha, tu hoje já não voltas cá mais – volta a dizer o responsável pegando no menino palavrão e metendo-o na rua.

Sabem que mais? Estou viciado. Não consigo deixar de vir aqui todos os dias. Agora sim, sinto-me preparado. Podem contratar-me para actor nos Morangos com Açúcar, não como pai ou professor, mas como aluno. Dizem que eu chumbei muitas vezes e que os cabelos brancos existem porque eu sou pintor nas horas vagas, e tenho uma alergia no cabelo e não posso lavá-lo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Ora viva Francisco!
Sinceramente, não percebo. Porque dizem sempre mal dos Morangos com Açúcar? É um insulto para quem dá o litro para fazer esta série portuguesa de maior sucesso. Já vamos para o sexto ano em exibição e não há projectos da concorrência que abalam as audiências. Por vezes penso naquela história que a Margarida Rebelo Pinto contou em algumas entrevistas do senhor que estava a pescar caranguejos. Outro homem passa por ele e fica admirado por o ver a utilizar um balde sem nada a cobrir para que os animais não pudessem fugir. Questiona-o sobre esse facto ao que recebe de resposta:
"Estes caranguejos são portugueses. São tão invejosos que, quando vêm um lá no topo, tratam logo de o puxar bem para baixo"
Há coisas que me entristecem.

eporquenaohoje disse...

Olá Francisco, estou a ver que essas férias estão a ser espeeeeetaaaaacuuuuulaaaaares!!!!
A vida na serra é muito mais animada do que as pessoas pensam, aliás, as pessoas da cidade não fazem ideia de como se vive bem na serra/interior de Portugal: não temos filas, não temos trânsito caótico, temos ar puro, as crianças têm espaços verdes e estão em permanente contacto com a natureza, não há tanta violência, os preços não são tão inflaccionados, consegue-se alugar um t2 por 300 euros/mês, etc, etc, etc. Há aquela tendência para pensar q a malta é toda bronca!! Mas não...é como em todo o lado...também há parolos nas cidades!! (lol)

Adiante...finalmente concluí com sucesso a aventura dos toblerones...já comprei o livro (iupi!!!)...quando o moço da livraria disse q tinham um, fiquei super contente, com vontade de imitar o Cuba Gooding Junior no "Jerry Macguire"!!! Agora aproveito todos os minutos disponiveis para ler o teu livrinho (até dentro da sala de cinema, durante o entrevalo)!!

E quanto tempo vais ficar por Manteigas? O convite para jantar mantém-se (atenção caros convivas do blogue do Francisco, este convite não tem nada de pseudo-romântico)...sim, não vá a malta pensar que eu procuro ter um caso amoroso com o Francisco Salgueiro! (lol lol lol lol lol).

Sofia Napoleão

P.S. - Na minha modesta opinião, comparar alguma coisa aos Morangos com Açúcar, deve ser considerado um elogio à série (e não o contrário), porque espelham tão bem a juventude de hoje. O que se pode criticar não é a série...mas sim esta juventude pouco interessada q hoje temos...o problema não é a série, mas sim a sociedade....certo?!

Anónimo disse...

Viva! descobriste aquilo que aquele senhor que queria os teus neurónios fez pelo povo do interior!! deu a todas as paróquias um espaço gratuito de internet!!

Aposto que quando vês o semáforo a passar de cores é numa esplanada simpática aí mesmo ao lado, não? Aquela que até tem uns repuxos de água...Mas mais animado que ver o semáforo é ires esquiar...ou a neve artificial das pistas portuguesas não funciona no verão? Se não funcionam tens o rio, sempre dás um mergulho...ou as piscinas (Manteigas tem piscina não tem?) ou vais ver as trutas! eheheh ...

Já ontem disse à prima...vamos tomar café a Manteigas...se Maóme não vai à montanha, vai a montanha a Maóme...barão, se te sentires observado...muito observado! somos nós! ou não! eheheh

Continuação de boa estadia...miminhos.

Cristina disse...

Quem mandou ir à Serra no Verão? Com tanto calor?
No Inverno é que é bonito, quando está tudo cheio de neve e o maior passatempo é construir bonecos de neve ou andar de teleférico, ou fazer bolas de neve e atirar a quem passa, lol...
Ou tentar comunicar por telepatia com um cão serra da estrela, lol...

Anónimo disse...

Ai Francisco se eu morasse em Manteigas não me escapava, ia já a esse ciber café (sem café) e tinha que autografar todos os meus livros escritos por si!

Quanto ao estar viciado, eu também estou, mas é no seu blog!

Bjs e um óptimo fim de semana