terça-feira, 12 de agosto de 2008

VIVA PORTUGAL!


Hoje escrevo estas linhas inspirados pelos (horríveis) esforçados resultados dos portugueses nos Jogos Olímpicos. É sempre reconfortante ver como os portugueses conseguem sempre ser (piores) mais humildes do que nas edições anteriores.

Eles fazem (uma péssima figura) o melhor que podem e ao chegar a Portugal (merecem ser fustigados com moedas de dois euros na cabeça) devem ser recebidos como Deuses.

Sugiro que este ano, contratem essa (terrível) surpreende revelação nacional chamada Lobos, para cantar o hino à chegada dos atletas à Portela. Todos de mãos dadas vamos entoar o hino, orgulhosos de ser portugueses. Já sinto uma lágrima a escorrer pela cara. Viva Camões. Viva Portugal.

Há cerca de uma semana acabei de escrever o livro. Mal teclei a palavra Fim, levantei-me, saltei para cima do sofá e comecei numa dança Zulu. Felizmente ninguém me viu, porque se as fotografias fossem parar à internet, provavelmente a Oficina do Livro já não publicaria o livro.

À minha frente tenho 230 páginas (A4, Arial, corpo 12). E sabem que mais? Eu fiz um iPod. Estou tão emocionado comigo mesmo. A sério. O livro brilha. Parece um farol a raios laser. Ainda não o posso mostrar a ninguém porque corro riscos que a comunidade científica queira lê-lo e perceber como uma obra prima é feita, nunca mais sendo publicado.

Este foi o maior livro que escrevi até hoje. Imagino que depois de paginado em formato de livro deva ultrapassar as 350 páginas. Mais um pouco e conseguia ser maior do que a Bíblia.

Este livro, tal como aconteceu com o Homens Há muitos, foi escrito à velocidade da luz. Desde o primeiro dia em que comecei a teclá-lo tinha a história toda na cabeça. Foram cerca de 4 semanas a escrevê-lo, a uma média de 7 horas por dia.

Quando escrevo um livro teclo tudo de seguida e nunca o releio até acabá-lo na totalidade.

Por isso, há cerca de uma semana que ando a fazer a 1ª revisão. Esta parte é tão chata, que aposto que era a única coisa que faria a Amy Winehouse deixar as drogas e a bebida. Estou mesmo a ver eu chegar ao pé dela e dizer: “Olha Amy queres rever o livro por mim?”. E ela: “No No No”. A seguir enfiava-se numa casa de banho pública enrolada no chão e a pedir desculpa a Jesus Cristo por tudo o que fez.

E porque é que rever o livro pela primeira é mais chato do que ouvir um discurso da Manuela Ferreira Leite? Porque leio certas frases e acho que foi o meu sobrinho de 3 anos que as escreveu. Porque posso perder um dia à volta de um parágrafo de 5 linhas. Porque acho que afinal o livro não é tão bom como pensava.

É sempre nesta altura que sinto ter nos meus ombros o diabo e o anjo. Um diz que o livro é muito bom, o outro diz que é péssimo. Só que eu já não sei o que achar do livro e tanto de um lado como do outro sinto ter apenas dois bodes e estão apenas a comer relva.

É em alturas como esta que eu não me importava de ser a extensão de cabelo de uma mulher com piolhos.

4 comentários:

Anónimo disse...

DANÇAS ZULU????
Mas o que raio te passou pela cabeça!!!??
Sabes que tem chovido nos ultimos dias cá ( Açores - S.Miguel) e já começo a perceber porquê! E mais, já encontrei um culpado!!!!!!!
Espero bem que penses no que andas a fazer e que tenhas uma conversa séria com S. Pedro ( sinceramente já fiz de tudo, até coloquei o meu sobrinho de três anos a rezar, para que o tempo melhorasse), ou sempre podes pedir um cunhazinha à Solnado!!

Tens sorte, é que abri o meu mail à pouco e vi que tinha um mail da La Redoute a dizer que eu podia ganhar um GRELHADOR!!! Fiquei logo melhor! Começei a imaginar como a minha vida poderia mudar só por ter ganho um GRELHADOR!! lol

Bjo e espero que para me compensares começes a contar um pouco mais sobre o livro!!!

P.S. - Sim é exactamente o que 'tás a pensar! É mesmo uma ameaça!!!

Cátia Moniz

Rafeiro Perfumado disse...

Atirar moedas de dois euros aos atletas derrotados? Pedras de calçada e daquelas bicudas! Quanto ao livro, conheço a sensação. Quando o concebemos, é a coisa mais linda que existe. Quando o relemos a primeira vez, começamos a achar que tem as orelhas grandes. Quando o relemos pela quarta vez, desconfiamos que foi o padeiro que o fez. Abraço!

eporquenaohoje disse...

Bem Francisco...há uns dias que não passava por aqui (é um dos pontos negativos de se estar de férias!!) e vejo que muito aconteceu!!

É engraçado que ontem estive a ver a prova de 400 m bruços onde participava o nosso atleta português. Ora, o que eu acho fantástico são os comentadores...o portuga acabou em segundo com o tempo de 1,57 mais uns centésimos, "espetacular, pedro bateu o record nacional...poderá conseguir apuramento para as meias finais...é o maior, uh uh!!"
Ora, uma séries mais tarde "O nosso atleta não ficou apurado...mas não faz mal, não era esse o seu objectivo...conseguiu bater o record nacional, isso é q é importante!!"

Não entendo...não é suposto a malta querer ganhar medalhas??!! Então o objectivo de irmos aos jogos Olimpicos é bater records nacionais?!! O Portuga é mesmo um bicho misterioso!!!

Estou ansiosa pelo novo livro Francisco...de certeza q está fantástico e que isso tudo são nervos. Devia ser proibido rever o que quer que seja...aliás, eu acho que ás vezes as revisões roubam um bocadinho da essência da coisa...nós quando revemos tornamo-nos neuróticos. Por isso calma francisco, lembre-se que é um génio e os seus pupilos aguardam, desesperadamente, pelo novo livro.

FRANCISCO ROCKS!!!

Sofia Napoleão

Fábio Ventura disse...

Que drama Barão Francisco! Nada disso! Tenho a certeza que o livro está fantástico e ficará ainda melhor depois dessas revisões. Eu compreendo-te perfeitamente porque o meu método de escrita é semelhante. Escrevo que nem um desvairado conforme a inspiração vai surgindo e quando vou fazer a 1ª revisão tenho frases como "Olhos nos olhos, eles olhavam-se nos olhos!" É tanto olho que pareço uma grupo de paparazzis com as máquinas encrustadas...nos olhos! LOL.

Não desmoreças, esse sentimento à la Amy Whinehouse vai acabar por desaparecer. Afinal, um livro é como um filho. E qual o pai que não ama o seu filho?

Abraço e força com esse livro!

P.S.Quanto maior melhor, dura mais (LOL, parece um anúncio aos preservativos Durex!)