terça-feira, 12 de agosto de 2008

SOU O MICHAEL PHELPS DA ESCRITA



Esqueçam o meu pessimismo de ontem. Sou o Michael Phelps da escrita (mas sem o fato de banho justinho de ninja gay). Nado pelas palavras com a graciosidade de uma gazela num monte alentejano, tentado esquivar-se das ortigas.

Estou apaixonado pela história do livro. Sei que é um tique de José Sócrates estar apaixonado por uma coisa que faço e ainda por cima gabar-me disso, mas não consigo deixar de pensar que este livro é tão bom, que é desta que a Charlize Theron vai perceber que eu sou o homem da vida dela. Não Scarlett! Não te quero a ti! Larga-me. Vá lá não sejas chata. Sai daqui. Xôô.

Arranjar o nome das personagens para os livros é sempre complicado. Quando começo a escrevê-los normalmente arranjo o primeiro nome que me vem à cabeça e teclo. O problema é que como sei que não são os definitivos nunca faço grande esforço para me lembrar deles. Depois acabo por dar à mesma personagem 7 nomes diferentes ao longo da escrita. Mas hoje tomei a decisão que a personagem principal vai ter como nome final: Pedro.

Se tudo correr bem amanhã termino a primeira revisão. Claro que tudo vai correr bem. Bom… correr realmente bem só mesmo se eu me transformasse no Estádio Olímpico de Pequim. Aí sim, eu seria um homem feliz para a eternidade.

Ps Comentários – quero agradecer a todos os que enviaram ontem comentários a dar apoio nesta fase de revisão do livro. Sofia, Fábio e Rafeiro Perfumado… que Alá vos dê camelos e moedas de ouro que possam ir ao micro ondas. Quando a mim, deixo-vos uma fotografia do mais belo quadro de Picasso, a Guernica. Aqui está ele. Olhem bem para a sensibilidade do… mas?! O que é isto?! Quem me está a boicotar?! Quem pôs aqui esta fotografia do Simon Le Bom, dos Duran Duran, a jogar Flippers?!*

* benzo-me e tento rezar duas Avé Marias. “Avé? Salvé? Chulé?” Alguém sabe como é que começa?


4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Eu personagens que não se chamem Engrácia ou Pafuncio... não sei, fica a faltar-lhes genica! ;)

E agora adeus, que tenho de ir à Worten encontrar um micro-ondas bem grande, para lá caber o camelo!

eporquenaohoje disse...

"Pedro: Significa pedra e indica uma pessoa simples mas que busca a realização intelectual e espiritual. Ele se destaca pela vida disciplinada e pela determinação com que luta pelos seus objetivos. Mas seu idealismo está voltado para a humanidade como um todo no cotidiano. Tende a monopolizar as atenções e a não atribuir muita importância à fidelidade no amor e na amizade."
(perdoe-me este brasileiro).

Ora, tudo indica que o Pedro será uma personagem e tanto Francisco e, já agora, como o Francisco me ajudou a escolher o nome para a minha filhota, vejo-me na obrigação de lhe dar algumas sugestões para os seus "filhotes" da ficção: Matias, Miguel, Carlota, Caetana, Madalena, Afonso, Jaime, SOFIA (eh!eh!eh!), Simão, Salomé, Gonçalo, Constança, Tiago, Diogo...estes são alguns dos meus nomes favoritos, espero ter consegudo ajudar nalguma coisa!!

Bem Francisco, essa foto do Simon Le Bom é das coisas mais horrorosas que eu tenho visto nos últimos tempos...a velhice é mesmo desgraçada!!!

Sofia Napoleão

PS - Confesso que os camelos não me dão muito jeito...mas a moedas de ouro vinham mesmo a calhar...principalmente para comprar dezenas de exemplares do seu próximo livro, para distribuir pelos amigos!!!!

Fábio Ventura disse...

Ó Braão Francisco! Até os pêlos das pernas estão ansiosos com a chegada dessa nova história e novas personagens. Até têm paragens cerebrais tipo as Fama Show! Eu é que fiquei chocado e bloqueado com a "arrumação" do senhor Duran Duran! As minhas preciosidades até se encolheram com medo!
Boa sorte nessa revisão!

Anónimo disse...

olááá!! :)

O Blog esta bem divertido, como so poderia ser! :)
Não sabia que fazer uma revisão de um livro era tão demorado e trabalhoso, muito menos que era complicadissimo escolher um nome de uma personagem! :) mas... talvez tudo isso para que no fim, realmente, saia tudo perfeito :)

estou ansiosa pelo livro...

ps: ainda nao acabei de ler o SPLASH!

beijinho e bom trabalho!*

Mafalda Simoes