segunda-feira, 8 de novembro de 2010

"O FIM DA INOCÊNCIA" ESTÁ NO TOP DOS LIVROS MAIS VENDIDOS EM PORTUGAL

www.franciscosalgueiro.blogspot.com


Podia estar rico mas não estou. A culpada é a Assembleia da República que nunca aprovou a “Lei Francisco – Vão dar uma volta e não me aborreçam”: por cada pessoa que chegar ao pé do Francisco Salgueiro e lhe disser “Pffff…. Qualquer um sabe escrever um livro. Isso é facílimo” terá de lhe pagar meio cêntimo. Caso não o faça será enviada para o Oceanário, cortado aos pedaços e servido às anémonas.

O meu primeiro livro foi lançado em 2003. Chamava-se “Homens Há Muitos” e chegou às sete edições. Fui o autor em estreia que nesse ano mais vendeu em Portugal. Por causa disso, também eu pensei que publicar um livro era fácil e que a partir daí chegaria às 4.000 edições, vindo a ter como estagiários o John Grisham e o Dan Brown.

Só que não basta um livro ser apelativo para que as pessoas o leiam. Elas têm de saber que ele existe, tem de estar à venda nas livrarias, com destaque, não pode haver rupturas de stock e … há tantas mas tantas variáveis para que um livro falhe, que muitas vezes um livro falha sem se saber exactamente a causa. Na maior parte das vezes é um conjunto de causas e não há um responsável directo.

Por isso, livro após livro que fui lançando, com resultados muito acima da média em relação ao mercado de edição em Portugal, nunca tinha chegado ao top de vendas das principais livrarias portuguesas.

Hoje chove, o Benfica foi arrasado ontem, mas nada disso importa, porque pela primeira vez um livro meu chegou ao Top, não de uma, mas das duas principais livrarias em Portugal: Top Fnac e Top Bertrand.

Muito obrigado a todos os que têm feito deste meu sétimo livro um sucesso e a todas as pessoas da Oficina do Livro que contribuiriam para o meu primeiro Top 4 (especialmente à Maria João Lourenço, Elisabete Sena, José Menezes, Maria Manuel Lacerda e Pedro Sobral)




5 comentários:

Wreeta disse...

Acredita que já dei o meu contributo! Tenho todos os teus livros, e não só tenho como os li! :) Anyway, fica já a saber que 8 amigos meus vão receber 8 livros teus que comprei para oferecer no Natal. Como foi na Fnac, deve ter sido a minha compra a dar o boost :). Bjts e continua a escrever. Wreeta

Unknown disse...

Wreeta: :-) :-) que belos presentes de Natal. Grande beijinho e obrigado, f

Anónimo disse...

A sério, acredita os teus livros são fantásticos, acabei de ler "A Praia da Saudade" , e amei. Já li "Homens há muitos " (foi a primeira vez que li um livro teu), e adorei a sério. Por estranho que pareça quando acabei de ler "Homens há muitos " fui a correr para uma livraria no Algarve , para poder comprar outro livro teu ,mas não encontrei nada. Mas graças a minha tia , consegui ler "A Praia da Saudade" , e quando vi o livro nem sabia que era teu , assim que soube, comecei logo a ler. Teus , ainda só li esses dois , quero ler mais, mas ainda não vi nada a venda, acho que és um escritor fantástico, a maneira como transmites as ideias e tudo mais , é muito BOA. " A praia da saudade" é sem duvida dos melhores livros que eu me lembre de ter lido, transportas-nos para tempos diferentes, e fazes com que entremos na própria história, na minha cabeça consegui imaginar todos os pormenores, parece que eu própria entrei na história, fizeste com que eu tentasse desvendar o final , mas que acabou por não ser nada daquilo que eu pensava, é muito BOM. Quero ler todos os teus livros, um por um .
Parabéns pelo fantástico escritor que és.

Anónimo disse...

ola, infelizmente só li dois dos teus livro "Homens há muitos" e "A praia da Saudade" , embora tenha gostado imenso do primeiro , tenho a dizer que a "A praia da saudade " é um belíssimo livro , não sei como são os teus outros livros, mas em minha defesa tenho a dizer que ainda não os comprei porque não vi nenhum a venda , distracção minha. A sério não vou descansar enquanto não os ler a todos, és um escritos excelente , nunca li nenhum livro tão BOM :D
Parabéns , e continua.... BJS

Unknown disse...

Anónimo: obrigado :-)
(os restantes livros, caso não os encontre à venda nas livrarias, estão disponíveis na minha loja on-line em www.franciscosalgueiro.com)
junte-se à minha página de Facebook em www.facebook.com/franciscosalgueiro

beijinho