quinta-feira, 21 de agosto de 2008

AS PRIMEIRAS LEITORAS


Neste momento já não tenho unhas. Nem mesmo o Comité Olímpico me quer para participar nos Paralímpicos.

As últimas duas noites foram passadas a alimentar-me de unhas, enquanto esperava pelas conclusões finais das minhas beta readers sobre o novo livro. Elas foram responsáveis pelo aparecimento antecipado da impotência e de 4 cabelos brancos, que entretanto foram arrancados com um alicate.

Telefonema da Rita à meia noite: “acabei de ler.”
Sim, e?! Não se pode deixar um homem numa expectativa tão grande. Gostaste ou não? Estou a caminho dos quarenta, e um ataque cardíaco já olha para mim como um implante de silicone olha para a Pamela Anderson.

“Gostei muito. Acho que o narrador é o homem perfeito. Adorei as sessões dele no psicanalista. Eles têm conversas muito interessantes sobre as relações. Tenho a certeza que é um livro que vai entreter as pessoas, mas sobretudo vai pô-las a pensar.”

Telefonema da Mariana às duas da manhã: “Adorei. Foi o livro que escreveste que mais gostei”. Hmmmm. E erros? Incongruências? De certeza que deve haver algumas? “Nada. Gostei mesmo muito. É completamente diferente dos teus outros livros. As pessoas vão adorar.”

Estive com a Rita à hora do almoço: “.........................”. Não disse nada. Sorriu para mim enquanto me dava para as mãos as páginas do novo livro. E? Não dizes nada?! “Fenomenal”. Só isso? “Achas pouco?”. Já a minha irmã disse o mesmo. De certeza que deve ter partes más. Quero saber o que não gostaste, para melhorar. “Sinceramente não alteraria nada. Acho que está tão bom que mexê-lo ia estragar”

PS Comentários- Miguel : Já não tens salvação. A Iurd não te vai perdoar e esta noite vai mandar o Michael Jackson a tua casa, apenas munido de um dvd feito no Portugal dos Pequeninos. As notícias são a conta-gotas, porque escrever um livro dá mais trabalho do que comer um tremoço; Sofia: Amigas do peito?! Hummm… isso quer dizer que são fufas? E quase me convenceu; Liliana: O que é que recomendava?! Por favor que não seja uma noite com a Vanesssa Fernandes… gulp; CC- Não posso responder a essa pergunta senão corro risco de Jesus Cristo não querer ir comigo esta noite ao Lux; Su :-)

6 comentários:

Anónimo disse...

"Escrever um livro dá mais trabalho que comer um tremoço." Não sei não, pelo menos falo por mim. Nunca me dei bem com este alimento. Via-me feito num oito para conseguir libertar-me da casca. Não sei porquê, mas é-me difícil. Como não gosto de futebol, não passo muito tempo a comer tremoços nem a beber cervejas.
Quanto à suposta vinda, não do messias, mas sim do Michael Jackson, deu-me um certo arrepio de medo. Ele é a encarnação do demónio. Que coisa horrível. Só ele e o Castelo Branco. Afinal, os dois também cantam. Talvez se lembrem de se juntar para um projecto a dois.
Como eu te entendo, Francisco. Esse silêncio das pessoas a quem entregámos em primeira mão um escrito nosso é angustiante. Resumem-se a tão poucas palavras que, na nossa opinião, não dizem nada. Temos que andar a puxar mais algumas informações quase a saca-rolhas. Sei o que isso é.
Tenho uma solução para ti. Para teres a certeza que o livro será um êxito, entrega o teu pedido a um bispo da IURD para o levar à Fogueira Santa de Israel. Parece que dá resultado. Dizem que sim.
Fica bem.

Anónimo disse...

Fico contente pelas suas beta readers terem gostado, ou melhor pelas palavras tenho a cereteza que adoraram!! :o)
Estou ansiosa! rsrsrsrs

PS1: Barão Francisco acho que está a precisar de 1 dia num spa:
1-Uma massagem tailandesa para ver se esse problema da impotência se vai embora;
2-Umas horas na manicure, para lhe fazerem um implante de unhas de gel;
3-Cabeleireiro, esses 4 cabelos brancos não deviam ter sido arrancadas, pelo que dizem agora vão nascer 8...
PS2:As melhoras para o seu ouvido
bjs

eporquenaohoje disse...

Francisco...tá a ser mauzinho!!! Já não aguentamos mais de tanta ansiedade, ainda por cima depois de sabermos que as suas beta readers adoraram...

Entretanto, como não aguento esta ansiedade, decidi ir comprar "Os homens das cavernas também oferecem toblerones"...porque ainda não o li (eu sei, eu sei, é uma grande falha minha!!)...ora adiante...

Ontem á noite fui a Viseu e fui logo a um espaço comercial procurar uma livraria para comprar o livro. Ora na primeira que entrei o rapazinho não sabia quem era o Francisco Salgueiro..."O quê? Não sabe quem é o Francisco, um dos melhores autores portugueses??!!" Com a minha pergunta o moço vai à net enquanto eu debito os títulos dos seus livros..."Ah! É aquele do livro das cenouras da capa?!" E eu "Sim, é o das cenouras é!"..."Não temos"..."Ok, vou á concorrência" e abandonei a loja, não sem antes fazer um discurso entusiástico de "Como a vida muda depois do Francisco Salgueiro!"

Lá vou eu a outra papelaria (esta daquelas q se encontram espalhadas por todo o país)..."Boa noite, tem livros do Francisco Salgueiro?"..."Temos sim"..."Yes...eu procuro o último que saiu "Os homens das cavernas também oferecem toblerones""..."Vou ver"..............."Temos"....Fiquei tão contente, tão contente...Lá vai a empregada para a estante dos livros...passado 5 minutos..."Afinal deve estar no armazém"..."Armazém?!!!! Mas como é que uma livraria deste gabarito tem um livro do Francisco Salgueiro no armazém??!!"..."Mas não posso ir lá buscá-lo agora, não pode passar mais tarde?!"..."Mais tarde?! Então mas eu agora vou ver o concerto da Mariza...a que horas fecha?"..."Ás onze"..."A essa hora ainda estou no concerto"....fiquei sem saber o que fazer...se eu estivesse sózinha tinha esperado...mas as minhas amigas estavam à minha espera..."Não quer cá passar amanhã?"..."Amanhã??!! Oh menina eu não sou de cá, moro a 50 km"...fiquei tão triste!!...

Então lá fui eu para o concerto da Mariza...no fim da noite estavamos sentadas numa esplanada e eu começo "Estou tão triste"..."Porquê?"..."Não comprei o livro do Francisco!!"..."Francisco?!"...a única que o conhecia era a Su (q tb escreve aqui no blog e por acaso é minha prima)...e então lá começámos as duas a falar do Francisco e dos seus livros...e como é fantástico ler o amor pelos olhos de um homem...ficaram entusiasmadas..."Digam lá os titulos dos livros?"..."Que idade tem?"...."É giro?"...mulheres!!! E eu..."Bem, eu conheço os livros, não somos propriamente íntimos, mas posso dizer que é parecido com o Ben Afleck...mas meninas, o importante são os livros"...O Francisco tem noção que é o alvo das fantasias femininas, certo?!

Conclusão deste longo comentário: o seu clube de fãs vai de certeza aumentar...a menina da segunda livraria aprendeu a lição e já foi buscar o livro ao armazém...e o rapazito da primeira livraria passou a noite a ler o "Homens à muitos!"

Sofia Napoleão

P.S. - Mas eu não vou ficar sem o livro, hoje quando sair do trabalho vou à papelaria\livraria da minha santa terrinha (que foi lá que comprei o seu primeiro livro) encomendá-lo e para a semana já o tenho!!

P.S.2 - Já agora Francisco, posso tratá-lo po tu...ou acha que é confiança a mais??!!!!!

Anónimo disse...

LOL LOL LOL!!!
Não me parei de rir quando vi os comentários aos tão ilustres fas do blog! Enviar o Michael Jackson? :)) Essa tá d+!! E q tem contra a pobre da rapariga, Francisco? É uma gaja do Norte, carago! Com reconhecido mérito. Em 1.º lugar, devo dizer que tem pessoas fantásticas a comentar os seus "posts": cultas, inteligentes, dedicadas e apoio não lhe falta sem dúvida; depois... claro está que estamos todos desejosos por o ler! Eu não disse que ia tudo correr bem? Se tinha algum peso na cabeça, já lhe deve ter saído tudo concerteza!

Vá dizendo coisas, estamos aqui ansiosos para quando correr para as bancas (e dp do ouro olímpico no triplo salto, é pá!! Ninguém nos pára!!).

Abracinho!
P.S.: não tá a ver bem a coisa, eu a rir-me às gargalhadas às 2 e tal da manhã com as suas respostas no blog. Hummm... O Jeco Rafeiro anda desaparecido, não anda?... Tb já dei uma espreitadela no blog dele! :)

Fábio Ventura disse...

Beeeemmmm, deves sentir-te uma espécia de Nelson Évora dos livros. Com esses elogios deves ter-te imaginado a fazer um salto de 17 e tal metros ouvindo os berros de milhares de fãs chineses, LOL. Ou então uma espécie de Amy Whinehouse sóbria e deslumbrante. Ou uma Kim Kardashian com um rabinho pequeno e apetitoso! LOL

Estou cada vez mais empolgado e curioso com esse livro. Se as opiniões da tua amiga e irmã estiverem correctas, significa que melhoraste enquando escritor. E nós, os fãs do Barão Francisco, ficamos felizes e ansisoso =)

Anónimo disse...

Pois é eu sou uma das "beta readers" e posso assegurar que o livro é realmente muito bom, a evolução é nitida e enquanto não li todo não consegui parar!
Francisco hoje estive com a Daniela que como tua grande fã ( assim ela se auto intitula) e exige saber quando vai ser publicado???
Beijinhos