domingo, 26 de outubro de 2008

OS GATO FEDORENTO TÊM GRAÇA?!

É oficial. Finalmente chegou a Portugal a radiação atómica que em 1986 saiu do Reactor 4 de Chernobyl. Preparem-se porque brevemente vão começar a nascer caudas nas nossas costas, espigões nos joelhos e cairão bolotas de dentro dos ouvidos. O que eu gostava mesmo é que os meus movimentos fizessem barulho, estilo ninja, mas creio que na altura de Chernobyl isso ainda não fazia parte dos efeitos secundários. 

2008 foi o ano em que oficialmente começámos a sofrer os sintomas de envenenamento dos neurónios por parte da radiação atómica. Tudo começou com os Lobos. A nossa equipa de rugby, esse orgulho nacional que até deve ter feito com que Camões se levantasse do reino dos mortos e chorasse de tanta emoção ao ver os jogos. 

A equipa portuguesa perdeu todos os jogos. Não atingiu um único objectivo a que se tinha proposta, no entanto, os jogadores e o treinador estão ao nível dos Deuses. E não daqueles rascas. Deuses bastardos e perfilhados que estão no Olimpo por favor, mas que todos comentam e ninguém quer sair à noite com eles porque têm vergonha. 

Eles foram elevados ao nível de Zeus. Os jogadores fazem anúncios na televisão e até li num jornal que os políticos deveriam seguir o exemplo de liderança do treinador da selecção. Mas para além de cantarem o hino como se estivessem na casa de banho com prisão de ventre, o que mais eles fizeram para se tornarem nos heróis da pátria? 

No entanto a histeria invadiu o população portuguesa e só por escrever isto posso correr sérios riscos de acordar de manhã e encontrar a minha cabeça cortada e metida dentro de uma mala. E perguntam vocês, como conseguirei isto? Fácil, por causa das radiações cresce uma outra cabeça, ao cortarem a original, e quando encontro a original, entro em pânico e com a pressão da descoberta as duas cabeças rebentam ao mesmo tempo. Não vai ser um espectáculo bonito e tenho alguma pena da pessoa que terá de limpar tudo. 

E este foi o primeiro sinal que estava a começar a existir uma histeria colectiva em 2008, em que ninguém é capaz de saber onde começou, mas que ninguém consegue contrariar. 

Mas nessa altura ainda pensei que seria algo passageiro. Que a poluição das fábricas de Sines levasse rapidamente as radiações atómicas para as Berlengas, e aí seriam as gaivotas a ter alucinações. Desde que não se transformassem em gaivotas Kamikaze  em que chocariam com os turistas nas praias de Peniche, tudo bem. 

Mas com a nova temporada do Gato Fedorento, confirmo que as radiações já penetraram no sangue da maioria dos portugueses. Alguém é realmente capaz de dizer que os Gato Fedorento têm graça? Ou será que quem tem graça é apenas o Ricardo Araújo Pereira? Lembram-se de algum sketch sem o Ricardo Araújo Pereira que tenha realmente graça? 

Antes de começarem a deitar tomates para o ecrã na esperança que cheguem até mim, leiam com atenção: 

Portugal vive a histeria parte 2 de 2008. Não há almoço à segunda feira onde as pessoas não  estejam a comentar o Gato Fedorento de domingo. De como foi mais divertido do que todos os episódios dos Monty Python e Seinfeld juntos. Não há ninguém que tenha a coragem de se levantar e dizer “Eu odiei. Até a minha lesma amestrada é mais divertida.” 

Eu compreendo. É o mesmo que numa manifestação de Hammerskins aparecer um angolano e dizer que acabou de ver um filme pornográfico gay com o Hitler e um cabo verdiano. 

Mas é preciso termos coragem. Os Gato Fedorento não têm graça. O Ricardo Araújo Pereira tem muita graça. Realmente é a única pessoa, desde o Herman José dos anos 80, que em Portugal diz algo que faça alguém poder sufocar de riso. 

Só que os Gato Fedorento são como as Pussycat Dolls, no dia em que a vocalista se for embora, as restantes desaparecem, para nunca mais serem encontradas. 

O Ricardo Araújo Pereira é um fabuloso criador de personagens, faz brilhantes caricaturas de personalidades e tem timing de comédia. Mas sobretudo tem um aspecto físico de comédia. E isso não se aprende, ou se tem, ou não se tem. Infelizmente nem todos nascemos com ele. Eu também gostava de nascido Britney Spears, mas não nasci e não vou andar pela rua de mini saia e maminhas à mostra a cantar: uhhh baby uhhh. 

Globalmente ele é brilhante. Só que os outros três, que podem ser excelentes pessoas, dividem-se em: 1) Dois deles sabem “não temos graça nenhuma, mas estamos a aproveitar a boleia enquanto pudermos”; 2) Um deles “sei que não tenho graça nenhuma, mas vou esforçar-me por ter…”. Só que não tem. 

Globalmente os quatro não funcionam. Os outros três ao lado do Ricardo Araújo Pereira tiram-lhe força. São o Kryptonite dele. 

Depois de ter visto por inteiro os três episódios do programa da SIC, ainda fico espantado como alguém pode dizer que são brilhantes e a segunda chegada de Deus na Terra. Os textos estão cheios de frases feitas dos anos 80 e os sketches raramente terminam com um punch line. A única salvação deles são as imitações do Ricardo Araújo Pereira. E parece-me que as pessoas tomam a parte pelo todo e esquecem-se dos restantes 90% do programa que parecem uma anedota que poderia ter vindo da boca do António Sala nos anos 80. 

O que é que acham? E por favor não me enviem nenhum vírus pelo computador, nem contratem um dragão para vir chamuscar a minha casa. Obrigado.

PS Comentários: Maria: podes tratar tu por, senhor dr, ou mestre macro-biótico, como quiseres; Dora: sim, também gostei muito do papel higiénico com Sudoku, se bem que preferia um com o “descubra as diferenças”, com lápis incluído; Joana: se tivesse ido aí teria avisado ;-); Filipa: adorei a sugestão, e será que eles irão fazer um para cuecas?; Escrava: se fosse eu compraria a roulotte e faria dela um vaso.


5 comentários:

Joana Godinho disse...

Olas...

Estou quase á dois anos afastada dos ecras portugueses.

No entanto, eu nunca suportei os gatos fedorentos. Uma vez por lapso disse gaijos fedorentos quando me queria referir a eles e foi o pódio dos risos.

Acho que eles de facto nao tem piada nenhuma. Mas, concordo quando fala do Ricardo Pereira. Aliás, ele deu uma entrevista fantástica à sábado... muito interessante, e foi muito giro saber como é a vida dele dentro das quatro linhas.

Acho também que a unica pessoa que mete muita graça depois do Herman é o Francisco Salgueiro. Aquele gaijo baixo, nao fedorento qb, sp a sorrir e com muita graça.

Mas eu acho que esse é mais i IPOD da escrita... se bem que seria interessante vê-lo num programa de TV:)


Beijos...
J

eporquenaohoje disse...

Bem...eu acho que todos temos direito à nossa opinião!O 25 de Abril já foi há alguns anos e a liberdade de expressão é fantástica, não é?

Eu gosto dos Gato Fedorento, o Ricardo Araújo Pereira é o que mais se destaca, sim senhor, mas acho que é injusto tirar mérito ao todo e focarmo-nos só numa parte. Aliás, não fosse o grupo, a parte dificilmente teria a importancia que tem, pois não teria de quem se destacar. Estou-me a fazer entender?!

Eu conheço muita gente que não gosta deles...os meus pais não conseguem achar piada nenhuma...mas o mundo seria tão enfadonho se gostássemos todos das mesmas coisas!! Não achas?!

E uma coisa é certa, há muito que as famílias e amigos não se reuniam em frente ao pequeno écran para ver um programa. Por outro lado, o "O Herman Enciclopédia" nunca teria tanto sucesso sem a Rueff, a Bola, e todos aqueles que colaboram com o Herman...já não há muita paciência para o "One Man Show!"

Isto é o que eu acho...;)

Anónimo disse...

Ola!

Eu acho a serie Ze Carlos um verdadeiro tesourinho deprimente, não sei se a sic os pôs "sick", antes fossem os velhos "tesourinhos deprimentes".
Neste momento viva OC!
Acho que o Bruno Nogueira tem pinta, e a equipa é sem duvida mais forte.

Bjs,
Filipa.

Anónimo disse...

Boas noites Francisco.
Não vou falar muito sobre os gatos fedorentes, por também concordo contigo, em algumas partes. O RAP é sem duvida o elemento chave, acho uma individuo muito inteligente e com figura propria para comediante como dizes, mas, sozinho tambem tenho duvidas que resulte. Quanto ao Zé Carlos, é mais do mesmo ! sempre! não há muita pachorra é verdade, quando ainda por cima somos bombardeados constantemente com a péssima publicidade da MEO.
Agora, com o que eu concordo a 100% contigo é a tua visão dos Lobos e o orgulho nacional !! enfim, julgo que são todos da Quinta da Marinha, será por isso?? (sem ofensas claro), é que este verão, apareceram tanto na Caras, Vip's , Lux's, que julgo só na "Maria" não figuravam! ou fui eu que não vi, porque também não vejo a Maria, eeheheh.. ... .beijinhos.

Anónimo disse...

Olá, Eu sou a Marina e gosto dos Gato Fedorento!!! (olaaaaaaaaaa, Marina) Sempre sonhei dizer isto e é pouco provavel que venha a assistir a uma reunião dos AA. Gostaria de ter nascido Britney Spears? F, não se maltrate. Veja as vantagens de ter nascido Francisco: Escreve (logo não temos de ouvir gritinhos histéricos); Não colecciona bebedeiras; Não ataca paparazzis; Não mostra os pêlos que tem debaixo dos braços em público e, muito importante, nunca beijou a Madonna na boca (acho eu). Parabéns aos seus paizinhos :o)