terça-feira, 24 de março de 2009

DIÁRIO DO NOVO LIVRO - DIA 27

www.franciscosalgueiro.blogspot.com

Vou começar a teclar o post de hoje. Neste preciso segundo ainda não sei se irei colocar a sinopse, tal como prometido. Por isso vou teclar mais um bocado para ver se tomo alguma decisão. Porque é que todos os dias quando chego ao meu carro tenho lá sempre um presente deixado por um pássaro? Ele nunca fica debaixo de uma árvore, mas os pássaros olham para ele e devem confundi-lo com um aterro sanitário. Foi lavado há menos de uma semana, mas neste momento já lá estão uns ovos estrelados sem gema.

Ontem estava mesmo convencido que iria colocar hoje a sinopse do livro. Sentia-me ser a Fundação Bill Gates. Uma instituição altruísta a tentar difundir a paz pelo mundo. No entanto, disse que se alguém reclamasse por não ter colocado a sinopse ontem, só iria colocá-la em 2012.

Houve um silêncio generalizado. O que me pareceu bem. Até que comecei a receber umas mensagens no Facebook, da Sofia SC a testar-me. Creio que ela não ficará ofendida se colocar aqui o que escreveu: "Dou-te um doce se tiveres coragem de passares o que prometeste para hoje para o ano 2012...!!!".

Eu, como ser que busca incessantemente pela erradicação da fome e cura para o cancro, declinei de imediato. Mas ela continuou a testar-me. Fez mais três comentários onde insitiu. Eu simpaticamente voltei a declinar.

Hoje voltou a escrever: "Dou-te um Toblerone daqueles que pesam 1kg se o resumo do livro passar para 2012, aliás, subo a parada dou-te esse mesmo toblerone se conseguires adiar a promessa até dia 14 de Maio." Muito bonito. É devido a pessoas como ela que há guerra no Darfur e carjacking. Pessoas que nos tentam desviar dos caminhos da fé.

Mas como sou uma pessoa de bem é óbvio que… ainda não sei se não irei aceitar a oferta. Afinal de contas um quilo de chocolate é um quilo de chocolate. Não se ponham a olhar para o ecrã com essa cara. Aposto que fariam o mesmo.

Por isso vou publicar este post, sem a sinopse. Vou deixar esse assunto entregue ao destino. Se ele quiser que seja publicado, Jesus Cristo mandará um dos seus secretários colocá-lo. Afinal de contas Jesus tem a password de todos os blogs.

Se a seguir a estas palavras estiver a sinopse é porque o destino assim o quis. Se não estiver aqui nada é sinal que eu vou ganhar o chocolate de um quilo.

"A história de uma relação proibida que seria perfeita 45 anos mais tarde.

Uma paixão que lutava pela liberdade, enquanto a guerra afundava o país.


Portugal 1964. Salazar proibia a Coca Cola, a censura amordaçava escritores e a Pide prendia inocentes.

Em plena ditadura, havia apenas uma regra nas relações: não se apaixonar pela pessoa errada.

Portugal 2009. Um documento escondido num cofre durante décadas. A sua descoberta revela a história de uma paixão impossível, que em 1964 era bombardeada pela censura, hipocrisia e moral católica duvidosa.

45 anos mais tarde poderá ainda haver um final feliz? Ou será tarde demais?"
Enviar um comentário