terça-feira, 31 de março de 2009

DIÁRIO DO NOVO LIVRO - DIA 28

www.franciscosalgueiro.blogspot.com

Muito obrigado a todos pelos comentários que têm enviado por causa da sinopse do novo livro.

(já repararam como hoje este post começou de uma forma sóbria? Acho que estou a ficar um senhor, talvez mesmo senhor doutor, e quem sabe um senhor doutor engenheiro das letras e pontuação).


Há algo que possui o meu corpo (ainda não percebi se um espírito poltergeistiano, se uma carraça amiga do ambiente) e que me leva a querer compartilhar uma outra versão da sinopse de A Praia da Saudade.


Para dizer a verdade, já que não gosto de mentir, porque quem mente vai parar ao inferno e consta que no inferno o aquecimento global já começou há muito tempo… já me perdi.


Para dizer a verdade, já que não gosto de mentir, ainda não sei se a sinopse que irá entrar na contra-capa do livro vai ser a que foi aqui publicada na semana passada, se uma nova.


Olho para as duas com ternura. Deito-as na cama e tapo-as com uma colcha enquanto canto músicas da Hannah Montana.


Aqui fica a outra versão da sinopse. Qual preferem?


"Portugal, 1964. Salazar proibia a Coca-Cola, a censura amordaçava escritores e a PIDE prendia inocentes. Beatriz e Rodrigo apaixonam-se. Ela de educação católica e membro da Mocidade Portuguesa Feminina. Ele, um defensor da liberdade e crítico do regime.

Em plena ditadura havia apenas uma regra no que tocava às relações: não se apaixonar pela pessoa errada.


Quarenta e cinco anos mais tarde o neto de Rodrigo abre um cofre fechado durante décadas e encontra as cartas de amor trocadas entre os dois. Descobre a história de uma paixão impossível, que tentou sobreviver às pressões sociais de um país mergulhado nas trevas do regime salazarista.


Entre o ambiente de Lisboa nos anos sessenta, a guerra em África e o retrato de uma sociedade com medo, o autor, com base numa história real, escreve um romance emocionante a que nenhum leitor ficará indiferente."

10 comentários:

Joana Godinho disse...

Francisco,

Você so escolhe nomes de Betos para as suas personsagens.

Eu cá voto no primeiro... dá para entender melhor a moral da historia.

Beijinhos e abraços,
Joana

verida disse...

Gosto mais do post anterior Francisco! Beijinhos

Moonlight disse...

Sinceramente, prefiro a primeira sinopse, tem mais suspense e apela mais à descoberta, à abertura de um livro novo, um livro que leve o leitor a embrenhar-se na história e que não seja capaz de o pousar sem o terminar. E segunda consta, o final é bastante intenso e emocionante...

Margarida P. disse...

Embora com esta segunda sinopse fiquemos a saber o nome das personagens, a primeira está mais envolta em mistério o que aguça mais a nossa curiosidade enquanto leitores.
Por isso acho que deve optar pela primeira...

Beijinhos

PS: amanha já é Abril...e eu estou super curiosa para saber quando sai o livro!!!

sara disse...

toda a gente aposta na primeira..eu gostei da segunda..

não dá para fazer uma junção?
acho q era capaz de ficar perfeito ;)

bj sara

Dora disse...

A minha opinião: gosto mais do começo da 1ª sinopse "A história de uma relação proibida que seria perfeita 45 anos mais tarde.", mas do desenvolvimento gosto mais da 2ª sinopse, apesar de ter o nome das personagens e descrevê-las um pouco (o que aho muito bem), o suspense continua.

É apenas a minha opinião e vale o que vale lololol

Bjinho

Cenas disse...

eu prefiro a primeira.. acho que desperta mais a curiosidade :) e hoje já é abriiiiiiiilllll :))

Ceres disse...

Eu concordo com a Sara e com a Dora, a junção das duas seria perfeita ;-p
Muito sucesso para o novo livro!!!

(Embora não viva em Portugal tenho sempre quem me envie os seus livros... E que tal uma sessão de autógrafos nos países baixos, lol?!)

Um beijinho

Dora disse...

Isto não se faz Francisco!!
E eu que pensei que tinha mesmo acontecido algo grave dahhhhhhh

Mais preocupada tinha ficado, se dissesse que iria acabar com o blog lolol

Bjinho

PeterPan disse...

Caro Francisco,

É com mto gosto que vejo que está a sair um novo livro...Fiquei a dever te mais um mail a contar o resto das minhas semelhanças a Historia do Amei-te em copacaba...mas não está esquecido...

começei a seguir-te tb no TWITTE (-->pdesa).

Um abraço

Pedro